quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Drama Classes 2010


O Drama Classes Project ano 2010 foi aplicado nas unidades I,II e III das escolas Fisk Santos. Durante todo o primeiro semestre trabalhamos na divulgação do projeto nas escolas e a prática de jogos teatrais inspirados por autores como Augusto Boal e Viola Spolin, relacionando os jogos e exrecícios com a prática e o estudo da cultura e língua inglesa. O objetivo principal é o de integrar e incluir alunos de diferentes idades e níveis de aprendizado da língua estrangeira que estivessem a fim de melhorar suas habilidades de comunicação, desenvolvendo de forma reflexiva a confiança em si mesmo, seus sonhos e noa outros. O foco central no trabalho de equipe é o respeito às diferenças. Durante todo esse tempo, por volta de 50 alunos participaram das aulas-oficinas do Drama Classes. Agora essas habilidades serão praticadas quando os alunos passam a integrar ativamente de um grupo teatral que se propõe a montar peças de acordo com as necessidades de expressão individuais e do coletivo. O aluno aprende todos os processos de uma montagem teatral participando de todas as escolhas direcionadas pela educadora. Muitos encontram no Drama Classes a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas, como por exemplo Aracelli que é formada em Moda e trabalhou na confeccção de todo o cenário assim como Kemilyn assistente de arte se disponibilizou para fazer o material de divulgação e os conceitos de cenário de Alice, outras como Gabriela, Andressa e Thais se lançaram ao aprendizado e às necessidades das montagens, outros trouxeram objetos pessoais para integrar o cenário ou idéias para as cenas, todos acabamos aprendendo uns com os outros de maneira muito fluída, mas isso não quer dizer: sem conflitos. A problemática é basicamente a inconstante presença dos alunos, o medo de se expor em grupo,manter sempre um equilíbrio nos relacionamentos entre os integrantes, falta de tempo, por exemplo.
Agora somos 23 integrantes e estamos em dois processos diferentes de montagens teatrais: Alice e Oz, adaptações nossas com trilhas sonoras de Beatles e Pink Floyd respectivamente. Todos tem direito a voz e voto, igualmente diante de nossas diferenças que são respeitadas. Com a possibilidade de alunos tão empenhados e talentos transdiciplinares envolvidos, decidimos criar o nosso próprio Mad Tea Party (Chá Maluco referência de Alice no País das Maravilhas)onde confeccionamos,fora do momento dos ensaios nas unidades escolares, os figurinos, materiais cênicos e cenários, o que nos torna cada vez mais próximos e produtivos.
Nesses últimos meses, muitas incertezas, acertos, erros e tentativas, agora estamos ensaiando muito e finalizando os espetáculos para as apresentações de fim de ano. Pretendemos continuar a trabalhar nessas peças também no ano que vem e aumentar nossa fé na nossa arte e em nós mesmos. A data está marcada dia 19/11/2010 na Sala de Apresentações Iracema Paula Ribeiro do TESCOM. Boa sorte pra nós!

Um comentário: